fbpx

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

Tempo de leitura: 5 min

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA EXCLUSIVA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI! Você possui um negócio mas ele ainda não está formalizado? Não se preocupe. Leia este artigo e saiba ainda hoje quais as vantagens de se formalizar como MEI, qual é a tributação para MEI, e mais informações importantes!

Vamos lá!

Que tal uma viagem? Para bem entender o que é MEI e quais as vantagens de um MEI, voltemos um pouco ao passado. Especificamente ao século XVIII! Voltemos à Revolução Industrial.

A Revolução Industrial foi um grande marco histórico que afetou e modificou o século XVIII e os seguintes, inclusive o nosso. 

Tal marco aconteceu com grande força e destaque em alguns países europeus, mas sobretudo na Inglaterra. Naquela época buscavam-se novas formas de produzir materiais e bens de consumo rapidamente.

Foram criadas, para tanto, diversas máquinas e ferramentas. Isso ficou tão claro na primeira (sim, ocorreram outras) revolução industrial que muitos referem-se a ela como “a era dos novos processos de produção”.

É bem verdade que, nesse período, as condições econômicas não eram tão boas. Aliás, como todo importante período histórico, nem sempre todos os pontos são positivos, o que nos força a analisar com cuidado.

Mas, se há um grande ponto positivo trazido justamente pela Revolução Industrial, é mesmo o seguinte: ela abriu portas e caminhos para novas discussões, novos inventos, e novos tipos de investimentos.

Sim. Uma das condições proporcionadas pela Revolução Industrial, dentre outras, foi a inovação, a abertura de portas para o que hoje conhecemos como empreendedorismo.

E quem, atualmente, não ouviu falar em empreendedorismo! Há uma onda gigante e crescente, absolutamente notável e jamais antes vista no empreendedorismo em todas as cidades!

As inovações tecnológicas, através da informação e do marketing, abriram verdadeiras portas, portões e janelas para todo tipo de empreendedor! 

Hoje em dia, muitos são aqueles que arregaçam as mangas e se empenham em criar o seu próprio negócio.

E isso é mesmo positivo, pois quanto mais variedade, nesse segmento, mais ganha a sociedade inteira.

Mas há um porém. No empreendedorismo, como em muitos outros setores da sociedade humana, nem tudo depende da boa vontade de alguém. Infelizmente não.

Acontece que qualquer empreendimento, da natureza que seja, desenvolve-se em algum país, e tal país possui uma legislação a ser seguida. Do contrário, tudo se tornaria uma enorme bagunça, não?

Pois bem. No caso do Brasil, as possibilidades jurídicas e fiscais que um empreendedor possui são mesmo diversas! Havendo mesmo um espaço para todos, inclusive para os pequenos empreendedores.

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

Nem todos conseguem fundar uma gigantesca empresa logo no início, correto? E não há problema algum com isso. Por que não há? Exatamente porque existe o MEI.

Quer saber o que é MEI e quais as vantagens de se formalizar assim? 

Preparamos este artigo justamente para você. Leia agora e descubra já!

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

O que é um MEI?

Muitas vezes ouvimos falar em MEI, mas nem sempre todos têm em mente o que realmente isso significa. O que é um MEI?

Como bem nos informa o site oficial do governo federal do Brasil: “MEI é uma pessoa jurídica sem complicações e com diversos benefícios[…]”

Talvez essas sejam mesmo as palavras ideais para se definir um MEI: pessoa jurídica, sem complicações, benefícios. Chama mesmo a atenção de todos, não?

E faz justiça. Tratando-se em termos de definição mais formal, o MEI é uma forma jurídica, de atuação empresarial destinada aos pequenos empresários que desejam estar legalizados.

A sigla, a saber, significa respectivamente: microempreendedor individual.

Assim fica bem mais simples de entender, não? Entendido o que é um MEI, vamos agora saber quais as vantagens de se formalizar como MEI.

Vantagens de se formalizar como MEI

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

A proposta do MEI é mesmo bastante atraente para todos aqueles indivíduos que buscam formalizar a sua própria empresa, ou que almejam ter uma, algum dia. De fato, é atraente.

Mas, podemos ir além: por quais reais motivos alguém deve se formalizar como MEI? Quais vantagens uma empresa possui como MEI? 

Listamos algumas. Vamos em frente!

 

MEI: negócio legal e formalizado

A primeira vantagem de se formalizar como MEI não poderia deixar de ser outra: reconhecimento! Sim, há um reconhecimento maior do seu trabalho, pois você deixa de ser autônomo, e passa a ser empresário.

Uma bela mudança de nível, não? Além desse reconhecimento, sua empresa só terá a ganhar, uma vez que ela terá um registro formal e legalizado. E, obviamente, tudo dentro da lei traz menos problemas. 

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

 

MEI é fácil e sem burocracia

 

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

Outra enorme vantagem que o MEI oferece, quando comparada com outras formas jurídicas, é a grande facilidade de registro que ela possui.

Acaba acontecendo que, para se tornar um MEI, é mais simples e rápido. Hoje em dia, existem até mesmo portais próprios que facilitam a emissão de documentos como o CNPJ.

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Que fique claro: sem ele, uma empresa não é, de fato, uma empresa.

E quão melhor as coisas não ficam quando é fácil emitir um documento importante? As vantagens só melhoram.

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

MEI possui menos tributos

Para encerrar com chave de ouro, o sonho de todo empresário: pagar menos impostos. Sim, através do MEI é possível.

Isso acontece porque um empresário formalizado como MEI é isento, devido a leis existentes, de uma variedade de impostos que outras empresas costumam pagar, por exemplo.

Mas vale dizer que há um outro meio para diminuir a tributação para MEI (o que é sempre bom). 

Chama-se contabilidade especializada para MEI.

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

 

Uma contabilidade especializada para MEI é a melhor ferramenta e o melhor serviço existente para buscar soluções no que diz respeito à tributação. 

O controle de gastos, gestão do patrimônio, escolha do regime(forma) de tributação. Todos estes pontos são importantes e indispensáveis para a sua empresa MEI. 

E a contabilidade especializada está aí para ajudá-lo nisso! 

Mais lucros e mais resultados. Soa bem, correto?

Conclusão

Por fim, essas são apenas algumas vantagens de se formalizar como MEI. Mas vale dizer: um bom empresário jamais percorre o trajeto de desenvolvimento sozinho. 

Sobretudo no setor financeiro! Afinal de contas, dinheiro é coisa importantíssima para uma empresa MEI.

Por isso, vale sempre ressaltar a importância de possuir uma contabilidade especializada. Sempre, sempre. Uma contabilidade especializada para MEI é uma chave para ter bons lucros.

Sucesso na empresa!

Conheça as vantagens de se formalizar como MEI

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA EXCLUSIVA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.